Após confirmação de casos de sarampo, Saúde orienta para vacinação em Maringá

44
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou dois casos de sarampo na cidade, após 20 anos. De acordo com o boletim epidemiológico, são dois homens, um de 21 e outro de 29 anos. A suspeita de contaminação foi no Estado de São Paulo, visto que ambos viajaram 15 dias antes de iniciarem os sintomas. De acordo com a secretaria, o estado de saúde de ambos é estável, sem necessidade de internação.
O homem de 21 anos procurou atendimento na rede pública de saúde no dia 29 de julho. O paciente foi encaminhado para avaliação médica e afastado das atividades. Já o paciente de 29 anos foi atendido na rede privada de saúde da cidade. A entrada foi no dia 2 de agosto. Após a ciência dos casos, a Vigilância Epidemiológica do município realizou ações de bloqueio do vírus.
O município continua vacinando a população contra o Sarampo, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A vacina é disponibilizada de segunda a sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pessoas que não têm ou não sabem se têm o esquema vacinal completo contra o sarampo, devem procurar uma das 33 Unidades Básicas de Saúde para se imunizar. Aqueles que pretendem se deslocar para municípios com casos confirmados do vírus, devem se vacinar com pelo menos 15 dias antes da viagem.